O que é um domínio?

Blog Estúdio MD3

O que é um domínio?

Domínio é o nome dado para localizar e/ou identificar você ou sua empresa na Internet. É a base de toda a sua identificação profissional na Internet. É o “nome” do seu site e dos seus e-mails.

Domínio é o nome dado para o endereço de localização da sua empresa na Internet. É a base de toda a sua identificação on-line e compõe o nome do seu site e dos seus e-mails. 

Ele costuma ser composto por um nome e uma extensão e para ilustrar melhor o exemplo, vamos usar o endereço do nosso site: estudiomd3.com.br.

Neste exemplo, estudiomd3 é o nome e o .com.br é a extensão. Veja:

É a junção desses dois itens é o que chamamos de domínio. Sendo assim, estudiomd3.com.br é o nosso domínio. Ele torna fácil a nossa memorização dos endereços de computadores na internet.  Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números. Cada computador ligado à Internet precisa de um endereço para ser localizado pela linguagem da rede chamada de IP ou Internet Protocol.

Os endereços IP são compostos por uma sequência de números, como por exemplo: 185.713.706.14.

Para consultar um site, o seu navegador precisa do endereço IP onde o site está alojado. Como endereços de IP não são fáceis de memorizar, a atribuição de nomes facilitam a memorização e localização não só dos sites, mas também de qualquer coisa que você queira encontrar na rede (internet).

E-mails

Na construção do e-mail, ao invés de usar o www., informamos o nome da conta de e-mail, seguida pelo @, o nome e a extensão do domínio, por exemplo: [email protected]. Estes tipos de e-mail são e-mails institucionais muito mais profissionais, que utilizam o nome de domínio da sua empresa, ao invés de empresas de terceiros, como Gmail ou Hotmail.

WWW

A sigla www se refere ao termo World Wide Web ou, em português, rede mundial, uma tecnologia desenvolvida nos anos 60 como padrão de identificação das primeiras redes de Internet. Hoje em dia, a maioria dos sites funciona sem a necessidade de usar o www que pode até mesmo ser substiuído por outros nomes, que conhecemos como subdomínios.

Regulamentação

A divulgação de domínios na internet fica a cargo das entidades registradoras que se utilizam do protocolo hierárquico DNS para publicar as informações. Para registrar um domínio, é necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (Instituições que possuam CNPJ) ou pessoa física (CPF) que possua um contato em território nacional.