Que tipo de domínio escolher: .com ou .com.br?

Blog Estúdio MD3

Que tipo de domínio escolher: .com ou .com.br?

A verdade é que não existe muita diferença. O que realmente importa é o trabalho de mídia que será realizado com o nome do site.

Que tipo de domínio escolher: .com ou .com.br?

Os domínios com extensão .br são gerenciados por um órgão chamado registro.br. Este órgão é responsável pela gestão de todos os domínios .br (Brasil). Para cada domínio, este órgão cobra um valor anual de R$ 40,00.
Já o domínio .com não pode ser feito por este mesmo órgão, visto que ele não tem poder sobre esta extensão. O registro deve ser feito por sites específicos no exterior, ou em alguns sites brasileiros que fazem a intermediação. No caso de um domínio internacional, o valor anual pode variar, custando, em média, R$ 40,00/ano.

Qual a diferença?

A verdade é que não existe muita diferença. A maior questão seria a lembrança do nome, pois o .com é mais curto e internacional, porém não menos importante que o .com.br, que é mais conhecido e especificamente direcionado para sites no Brasil. Portanto, o que realmente importa é o trabalho de mídia que será realizado com o nome do site.
Caso deseje, você também pode usar os dois domínios (.com.br e .com). Isso se torna interessante pois diminui as chances da parte interessada errar seu endereço. 
Digitando de qualquer uma das formas, o site será redirecionado para o endereço certo.

E não para por aí...

Recentemente as empresas reguladoras de domínios no mundo liberaram acesso a diversas extensões que podem ser usadas por ramos de atividade específico. Conheça as extensões mais interessantes: 

.biz : vem do inglês (business) e é associado a negócios e/ou mercados empresariais;
.info: destinam-se a identificar sites informativos;
art.br: é destinado à sites associados a algum tipo de arte (música, pintura, etc);
adm.br: destinado à profissionais da área da administração;
odo.br: destinado à profissionais da área de odontologia;
agr.com.br: destinado à empresas agrícolas, fazendas

Esses são apenas alguns exemplos de muitos domínios diferentes que podem ser usados de acordo com a necessidade do cliente.